Ombré hair: Prós, contras e como saber se o cabelo com luzes na ponta é para você

O ombré hair é o cabelo com luzes nas pontas, que tem efeito degradê ao longo do comprimento

Para quem quer fazer luzes no cabelo de forma moderna e estilosa, as mechas ombré hair estão entre as mais populares.

A técnica consiste em clarear somente as pontas do cabelo para imitar o efeito de fios queimados pelo sol, o que confere um ar despojado e jovial às madeixas.

Um ombré hair bem feito, com a passagem entre os tons bem esfumada e as pontas coloridas em uma tonalidade que combine com o restante do cabelo, pode ser exatamente o que seu visual precisa para ser renovado nessa temporada.

No entanto, nem todo mundo considera esse tipo de luzes o melhor para iluminar as madeixas, já que opções como balayage e babylights também fazem sucesso nos salões de beleza.

Como saber se o ombré hair é para você? Reunimos os principais prós e contras do look para te ajudar a decidir. Confira!

Pró: o ombré hair não precisa ser retocado com tanta frequência

O principal benefício do ombré hair em relação aos outros tipos de luzes é que ele tem a manutenção mais simples de todas.

Como as mechas só ficam nas pontas do cabelo, o crescimento dos fios não fica visível com o passar das semanas, então não existe urgência para retocar as luzes com tanta frequência.

Isso não significa que você não precisa voltar ao salão nunca mais: visitar o cabeleireiro regularmente é importante para aparar as pontas ressecadas, cuidar da saúde dos fios e fazer mais mechas para manter o cabelo iluminado conforme você vai aparando e retirando o ombré antigo.

No entanto, esses visitas podem ser mais espaçadas, o que facilita a rotina e reduz as despesas para manter o visual.

Ombré hair

Contra: as mechas ombré hair não escondem fios brancos

Um dos motivos que leva às pessoas a fazerem luzes no cabelo é disfarçar melhor os fios brancos quando eles começam a aparecer.

No entanto, o ombré hair não ajuda muito com esse efeito porque não chega até à raiz, então não consegue se misturar aos fios grisalhos, mesmo em cabelos curtos e médios.

Se você gosta do efeito das pontas mais claras mas também quer disfarçar os cabelos brancos, a melhor opção é combinar o ombré hair com outra técnica, como as babylights, mechas finas distribuídas por todo o comprimento, ou a balayage, que consiste em luzes criadas à mão pelo cabeleireiro de forma personalizada.

Converse com seu hairstylist de confiança para encontrar o estilo que combina mais com você.

Ombré hair

Pró: o ombré hair combina com todos os tons de pele

Muitas pessoas têm receio de fazer luzes no cabelo e a cor não combinar com o tom de pele ou deixar o visual muito apagado.

No caso do ombré hair, isso não é um problema, uma vez que somente as pontas são descoloridas.

Mesmo em quem tem cabelo curto ou médio, a raiz é preservada na cor natural, então mantém um contraste com a pele do rosto que evita que o visual fique apagado.

De qualquer forma, vale a pena contar com a orientação de um cabeleireiro para encontrar uma nuance que valorize seu visual para não correr perigo de se arrepender da mudança de visual.

“De uma forma geral eu gosto muito de trabalhar com tom sobre tom”, afirma Sandra Oliveira, hairstylist e Expert K especialista em colorimetria.

“Se é um cabelo castanho, um degradê puxando para um caramelo, ou um mel com dourado.

Para ruivas, reflexos puxando para um tom de dourado também ficam bons.

Sempre criando um tom com cara de queimado pelo sol, uma iluminação bem bacana que traz um pouco de movimento”, explica a expert.

Contra: cabelo com luzes ombré não ilumina tanto o rosto

Por causa da distância entre o ombré hair e o rosto, especialmente no caso dos cabelos compridos, as mechas não vão iluminar tanto o visual quanto outras técnicas mais intensas. 

Se o seu objetivo é fazer uma mudança mais radical ou sair da zona de conforto, talvez o ombré hair não seja o visual mais indicado.

O público alvo principal desse tipo de luzes é o grupo de mulheres que quer iluminar suavemente os fios, com um aspecto mais natural e fácil de se adaptar – em muitos casos, é a recomendação dos cabeleireiros para quem vai fazer luzes no cabelo pela primeira vez.

Se estiver em busca de um efeito mais ousado, pode ser uma boa ideia apostar em outra técnica.

Mas, isso não é tudo, separamos outras dicas essenciais, em nosso insta para ficarem sempre atualizados, e por dentro de promoções de salão de beleza!

Pró: as mechas ombré criam um visual super estiloso

Ao longo dos anos, muitas técnicas para fazer luzes no cabelo se tornaram moda e depois perderam o charme.

O ombré hair é um dos visuais mais pedidos nos salões de beleza há mais de 10 anos, e prova a cada temporada que segue firme e forte como uma das melhores opções para iluminar os fios.

Para quem quer investir em uma cor atemporal e sofisticada sem perder o aspecto jovial, estiloso e atual, o ombré hair é a melhor pedida. 

Você pode optar por uma tonalidade suave e discreta ou radicalizar com cores que criem contraste, então pode ir adaptando o visual às suas mudanças.

A única regra é que a passagem entre os tons seja bem esfumada e gradual; assim, seus cabelos se mantém sempre impecáveis.

Contra: adotar o ombré hair pode deixar as pontas secas se você não cuidar dos fios da maneira correta

As pontas são a parte mais antiga dos cabelos pois já passaram por químicas, colorações, exposições ao sol e secador, chapinha e babyliss.

Por isso, costumam ser mais sensíveis a novos danos, Mesmo usando bons produtos, a descoloração tende a fragilizar um pouco a fibra capilar.

Assim, ao fazer mechas estilo ombré hair somente nas pontas do cabelo, você está sensibilizando ainda mais uma região que já não é muito resistente.

“Minha dica é antes, durante e depois da mudança de visual: realizar tratamentos”, afirma Sandra.

A expert recomenda um diagnóstico capilar para identificar exatamente de que tipo de ativo seus fios precisam, e então montar uma rotina de tratamento personalizada.

Para cabelos com luzes, uma boa aposta é a linha Blonde Absolu, novidade de Kérastase para cabelos loiros ou com luzes.

A coleção oferece duas opções de shampoo: Bain Ultraviolet, com pigmentos violeta para neutralizar reflexos amarelados, e Bain Lumière, de ação nutritiva e iluminadora.

Após o enxágue do shampoo, você pode usar a Masque Ultra-Violet, que também atua na neutralização do amarelado.

Finalize o ritual com o leave-in Cicaplasme, um sérum com proteção térmica, ação reparadora e ativos fortalecedores.

Assim, você mantém as mechas ombré impecáveis por tempo prolongado.

Em conclusão, gostaram de nossas dicas?! Agente uma visita em uma de nossas unidades de Salão de Beleza em Campinas, clicando aqui!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter