Fazer ondas no cabelo é uma forma simples de transformar o visual e dar mais movimento aos fios. Seja para o dia a dia ou para uma ocasião especial, as ondas são ideais para mudar a aparência das madeixas com elegância e jovialidade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, há várias maneiras diferentes de fazer ondas no cabelo e cada uma proporciona um efeito único. Reunimos dicas para recriar 5 texturas onduladas super estilosas e modernas que combinam com diversos tipos de eventos. Confira!

Cabelo com ondas vintage é boa aposta de penteado para casamento ou formatura

As ondas vintage recebem esse nome por terem feito sucesso entre as estrelas de cinema antigas. A ideia é criar ondas bem largas e marcadas que proporcionem um toque de drama e glamour ao visual. Para conseguir esse efeito, os fios precisam estar bem lisos antes de começar as ondas para que a textura fique perfeita. Uma boa dica é aplicar o leave-in L’incroyable Blowdry, de Kérastase, nos cabelos úmidos e escovar com secador. Além de oferecer proteção térmica, o produto é reativado com o calor, então não será preciso reaplicar na hora de fazer as ondas. Escolha um babyliss largo e use-o para enrolar as mechas para a frente, em direção do rosto. Quando os fios esfriarem totalmente, passe uma escova por todo o comprimento e use as mãos para ajeitar as ondas de maneira uniforme. Finalize com o spray fixador Laque Couture, de Kérastase. “Além da fixação, ele proporciona um brilho delicado e um toque macio ao cabelo”, conta o hairstylist e beauty artist Ale de Souza, embaixador da marca.

259193-aprenda-a-fazer-ondas-no-cabelo-com-5-te-article_media_item-3.webp

Messy beach waves: o cabelo com ondas de praia é despojado e estiloso

O styling conhecido como beach hair ou beach waves é inspirado no efeito que o sal do mar provoca nos cabelos dos surfistas, com ondas pequenas e naturais. O procedimento mais fácil para recriar esse efeito é fazer ondas no cabelo com tranças. Comece borrifando o spray Eau de Vagues, da linha Aura Botanica de Kérastase, no comprimento e nas pontas. Feito com cristais de açúcar e extrato de aloe, o spray oferece proteção térmica e foi desenvolvido especialmente para criar esse tipo de ondulação. Depois, faça algumas tranças no cabelo todo – quanto mais você fizer, mais finas elas vão ficar e menores serão as ondas, então pense no resultado que deseja obter antes de separar as mechas. Em seguida, use uma chapinha para aquecer e fixar a ondulação ao longo do comprimento. Espere o cabelo esfriar totalmente e solte as mechas, separando as ondas com os dedos.

258944-cabelo-com-ondas-de-praia-estilo-messy-b-article_media_item-3.webp

Experimente o cabelo com ondas largas e aspecto natural

O cabelo com ondas mais pedido nos salões de beleza é o que tem textura mais aberta e natural, que proporciona um balanço sutil ao comprimento e as pontas. O styling é um ótimo substituto para um penteado de casamento ou formatura, já que confere elegância ao visual para quem quer usar o cabelo solto na celebração. Para obter esse resultado, prepare os fios secos com o spray Materialiste, de Kérastase. “Ele tem proteção térmica e um poder de fixação incrível, que com certeza vai ajudar a fazer essa textura durar muito”, conta Ale. Em seguida, use um babyliss largo para fazer ondas em sentidos alternados, girando cada mecha em uma direção para o resultado ficar natural. Procure trabalhar com mechas grandes para as ondas ficarem mais abertas. Um detalhe importante é se certificar de que as mechas da frente se curvem para longe do rosto, o que vai valorizar o caimento das ondas. Finalize passando os dedos pelo comprimento quanto o cabelo esfriar.

258950-para-fazer-ondas-abertas-e-naturais-use-article_media_item-2.webp

Cabelo com ondas definidas conferem aspecto romântico ao visual

Quem gosta do efeito de ondas menores e bem marcadas pode apostar em um styling mais definido. Esse tipo de onda é quase um cacho, com circunferência de cerca de 3 cm e bastante movimento. Para recriar a textura, separe o cabelo em mechas de cerca de três dedos e use um babyliss médio, enrolando as mechas desde a raiz se quiser um efeito encorpado. Prefere o cabelo com menos volume? Faça ondas somente no comprimento e nas pontas, arrematando somente as mechas da frente com ondas que comecem um pouco mais em cima. Não esqueça de preparar o cabelo com um protetor térmico antes de começar e de finalizar com spray fixador para o styling ter a durabilidade prolongada.

258941-as-ondas-definidas-imitam-o-efeito-do-ca-article_media_item-2.webp

Scandi waves: as ondas feitas com chapinha que têm efeito flat

As scandi waves têm um visual mais alternativo, porém não menos glamouroso. Muito usadas em editoriais e desfiles de moda, elas fazem cada vez mais sucesso entre celebridades e it girls também. A ideia é separar o cabelo em mechas e dobrá-las na horizontal, como se fosse um zig zag, e usar a chapinha para fixar as ondas criadas. Assim, elas ficam “planas”, em vez de terem profundidade como em outros tipos de styling. Ondas mais abertas vão ter um resultado mais natural, enquanto as menores ficam mais marcadas e definidas. Ao final, o cabelo terá várias camadas de ondas diferentes criando um efeito tridimensional e super moderno. Experimente!

258947-o-cabelo-com-ondas-estilo-scandi-waves-e-article_media_item-2.webp

Inspirado por: Barbara Gonçalves– Segredos de Salão