Muitos homens começam a ficar com o cabelo grisalho a partir dos 40 anos, enquanto outros apresentam os primeiros fios brancos ainda mais cedo. Seja qual for o caso, é importante saber como cuidar bem dos cabelos nessa fase porque eles têm necessidades especiais. Isso não significa que é preciso complicar a rotina; basta investir em bons produtos para usar no banho e conhecer alguns truques para manter o cabelo sempre saudável, estiloso e atual. Reunimos 4 dicas que vão fazer toda a diferença na aparência dos seus fios grisalhos. Confira!

Um bom corte masculino é a melhor pedida para cabelos grisalhos

Mesmo que alguns homens fiquem grisalhos cedo, os cabelos brancos geralmente são associados a uma idade mais avançada. Por isso, uma maneira simples de manter o visual moderno e elegante é apostando em um corte de cabelo atual. Os cortes masculinos com base mais curta, como o undercut, que é alongado em cima e mais aparado na nuca e nas laterais, são boas opções porque combinam praticidade e estilo, sendo rápidos de cuidar e estilizar no dia a dia. Outra boa opção é o comprimento médio, nem tão curto nem tão longo, que confere movimento aos fios e rejuvenesce o visual. Um corte clássico, como o side part, curto e partido na lateral, também é sempre uma boa pedida. Se não souber qual modelo é mais indicado para o seu tipo de fio, conte com a orientação de um barbeiro ou cabeleireiro.
33

Aposte no shampoo roxo para evitar o cabelo grisalho amarelado

O cabelo branco é causado pela diminuição da produção de melanina, que é responsável pela cor dos fios. Por isso, ele é uma ausência de pigmento, não um tipo específico. Essa carência faz com que o fio fique mais sensível aos agentes externos como sol, poluição e cloro de piscina e, com o tempo, a tendência é que o cabelo branco fique amarelado. Essa aparência provoca um aspecto de desleixo, que não valoriza em nada o visual, então é importante incorporar o hábito de eliminar esses reflexos indesejados regularmente. O shampoo roxo é o produto ideal para isso pois os pigmentos violeta conseguem anular os amarelados em poucos segundos, recuperando o brilho e o visual frio do cabelo grisalho. Há muitos tipos de shampoos roxos no mercado, então opte por uma fórmula específica para cabelos acinzentados, em vez de loiros, como o Silver, de L’Oréal Professionnel, um dos mais populares entre cabeleireiros e clientes.

Se preferir um produto específico para cabelos masculinos, o shampoo Silver Redken Brews é uma excelente opção, porque contém malte na composição para nutrir e condicionar a fibra. “O legal é que ele vai remover esse aspecto amarelo sem provocar uma abertura de cutícula excessiva, como acontece com outros shampoos desse tipo, porque todos os nossos produtos são formulados de acordo com o pH do cabelo, que é de 4,5 a 5,5”, afirma Daniel Saphiro, hairstylist e Artista Redken. O produto pode ser aplicado e enxaguado como um shampoo normal, mas a frequência ideal varia de caso para caso – o excesso de pigmento violeta pode deixar os fios arroxeados. Por isso, conte com a orientação de um barbeiro.
22

Perda de densidade capilar é comum entre homens grisalhos

O cabelo grisalho muitas vezes é associado à perda de densidade, nome dado a tendência maior que os homens têm a ficar com o cabelo ralo com o passar da idade. A cor clara dos fios brancos ajuda a disfarçar possíveis falhas no caso de quem tem pele clara, e o aspecto mais seco ajuda a dar um efeito mais encorpado. No entanto, há outros truques que podem ajudar a rejuvenescer o visual. Uma opção é investir em um shampoo voltado especialmente para cabelo masculino com perda de densidade, como o Bain Densité Homme, da linha Densifique de Kérastase. A fórmula conta com biotina, para melhorar o ambiente do bulbo capilar, e polímeros texturizantes, que ajudam a criar um efeito mais denso e vasto nos fios. Outra prática que ajuda a revitalizar o cabelo ralo é fazer uma finalização depois do banho que dê textura e movimento aos fios para que pareçam mais volumosos. O baume da linha Densifique Homme é perfeito para cumprir essa função e pode ser usado em todos os tipos de fios. Comece aplicando uma pequena quantidade com as pontas dos dedos e modelando os fios como preferir, e reaplique se sentir necessidade. “Lembre-se de que você sempre pode aplicar mais, mas se já começar com muito produto você pode errar, precisar lavar novamente e perder mais tempo” conta Daniel.
253580-conte-com-a-orientacao-de-um-barbeiro-pa-article_media_item-3

O cabelo branco ou grisalho precisa de mais hidratação capilar

A melanina afeta não somente a cor dos cabelos como sua hidratação também. É por isso que os fios brancos normalmente são mais secos, ásperos e sem vida. Para devolver a aparência saudável e a maciez aos cabelos, é importante reforçar a hidratação capilar no dia a dia. Esse tipo de tratamento devolve água e nutrientes para a fibra, então recupera o aspecto sedoso e leve dos fios. Uma boa dica para lidar com o quadro sem complicar demais a rotina é investir em um produto que ofereça ação antirressecamento, como o shampoo 3-em-1 de Redken Brews. “Ele limpa e trata todos os tipos de fio, barba e pele”, conta Daniel. Por isso, pode ser usado para lavar cabelo, rosto e corpo. Outra opção é visitar o salão de beleza ou a barbearia periodicamente para realizar um tratamento com um profissional. “É sempre imprescindível o diagnóstico do fio, da necessidade dele, para que a gente possa estabelecer um tratamento adequado para ele”, afirma Daniel. Sabendo exatamente de que tipo de nutriente ou cuidado seus fios precisam, fica mais fácil manter uma rotina de cuidados que o transforme em sua melhor versão.
253568-o-cabelo-branco-precisa-de-mais-hidratac-article_media_item-4
Inspirado por: Barbara Gonçalves – Segredos de Salão