Usar as fases da lua para identificar a melhor época para cortar o cabelo é uma prática antiga que coleciona adeptas até hoje. De acordo com a crença, há certas fases da lua que fazem o cabelo crescer mais rápido e outras que prolongam a durabilidade do corte desacelerando esse crescimento. Segundo essa filosofia, também há um período em que o cabelo ganha mais volume e uma fase em que os fios ficam mais quebradiços. Se você tem curiosidade de saber mais sobre o assunto para decidir quando marcar sua próxima visita ao salão de beleza, confira nossas dicas!

Afinal, a lua afeta o corte de cabelo ou não?

Segundo os experts, não há provas concretas de que a lua pode efetivamente alterar o ritmo de crescimento ou o volume do cabelo. Para eles, esses fatores dependem apenas da genética e do estado de saúde dos fios. “O crescimento do cabelo vai muito de como a mulher está, da saúde, do stress na vida dela, da alimentação”, conta a hairstylist Brunna Fabrício, embaixadora L’Oréal Professionnel. “Eu não acredito que as fases da lua interfiram nesse processo, mas para aquelas que acreditam, o poder da palavra faz com que as coisas aconteçam” afirma.

Os principais sinais de que é um bom momento para cortar os cabelos são as mudanças nos próprios fios: pontas duplas, cabelo fora do corte, falta de movimento ou volume além do desejado são detalhes que podem ser corrigidos e repaginados com um bom corte. Por isso, se observar alguns desses fatores e não fizer questão de conferir a fase da lua naquele momento, pode agendar um horário no salão sem qualquer preocupação. No entanto, se você acredita que o astro pode sim fazer diferença nos fios, vale a pena conhecer as características de cada fase para se programar com antecedência.
2

Entenda os efeitos de cada fase da lua nos cabelos

A lua tem quatro fases principais: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma dura cerca de 70 ou 8 dias, então marque seu horário no cabeleireiro de acordo com o efeito que deseja conquistar. Confira um pouco mais sobre cada fase abaixo:

A lua nova é invisível porque é quando fica entre a terra e o sol, então a parte da frente não recebe luminosidade. Nessa fase, muitas pessoas acreditam que o cabelo fica mais fraco e com tendência à queda, então o foco deve ser nos tratamentos. Por outro lado, há quem defenda que, por ser uma época de renovação, é ideal para fazer uma mudança mais radical nos fios. Assim, você consegue dar uma aparência mais encorpada e bonita aos fios.

De todas as possibilidades, a lua crescente é considerada a melhor para cortar os fios se você quer fazer o cabelo crescer mais rápido. Esse é o período em que a lua parece maior a cada dia e está caminhando para se tornar cheia, então acredita-se que é uma época boa para a saúde das madeixas. Aproveite para aparar as pontas duplas e estimular o crescimento dos fios com mais saúde, força e rapidez.
253439-para-fazer-o-cabelo-crescer-muitas-pess-article_media_item-2
A lua cheia é aquela redonda, completamente formada e iluminada. Por isso, é considerada a ideal para quem tem cabelo fino e está em busca de um corte para dar volume. Por outro lado, dizem que é bom evitar mudanças radicais durante essa época uma vez que o caimento pode ser diferente do esperado, especialmente se o seu objetivo for diminuir o volume. Na dúvida, opte por um modelo mais seguro e deixe para arriscar durante a lua crescente.

Durante a lua minguante, as lendas dizem que o cabelo tende a crescer mais devagar. Esse é o período em que a lua diminui de tamanho noite após noite, então marca uma época em que os fios também perdem um pouco da força. Se você usa o cabelo curto ou tem uma franja, sabe que esses cortes precisam ser retocados com mais frequência, então aparar os fios na lua minguante ajuda a fazê-los durar mais tempo. Também é uma boa época para cortar cabelos muito volumosos se quiser conquistar um caimento mais baixo e discreto.
3

Cortei o cabelo na lua errada, e agora?

Se você se arrependeu do corte que fez, a única solução é esperar os fios crescerem novamente. Ainda que a lua não esteja na fase mais favorável, você pode fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável mantendo uma alimentação balanceada e cuidando bem dos fios em casa. A linha Inforcer, de L’Oréal Professionnel, é ideal para tornar os cabelos mais fortes da raiz às pontas e ajudar no crescimento. Muitas pessoas têm a sensação de que os fios nunca saem do mesmo comprimento, mas Brunna explica que essa ilusão é na verdade consequência da quebra. “Muitas vezes a mulher diz que o cabelo não cresce mas pela raiz a gente percebe que sim, as luzes demonstram o crescimento, mas como o fio vai afinando e quebrando, parece que ele não cresce no comprimento”, explica a expert.

A fórmula de Inforcer busca resolver justamente esse problema. Sua composição inclui biotina e vitamina b6, dois ingredientes que tornam a fibra mais resistente para que possa ter um crescimento contínuo. O shampoo e o condicionador são perfeitos para o dia a dia, mantendo os fios limpos, cheirosos e macios por mais tempo. Para proporcionar um tratamento intensivo, a máscara da mesma linha é uma excelente opção. No entanto, pode ser preciso intercalar seu uso com outros produtos que atendam necessidades específicas das suas madeixas. Em caso de dúvida, sempre conte com a orientação de um cabeleireiro e um médico especializado, como um tricologista.
4
Inspirado por: Barbara Gonçalves – Segredos de Salão