Os cuidados com o cabelo masculino variam muito de acordo com as características dos fios de cada pessoa. O que funciona para um homem nem sempre funciona para os outros, e acreditar que os cabelos são todos iguais é o principal motivo de tantas informações erradas sobre o assunto serem tratadas como verdade. Para solucionar de uma vez por todas mistérios sobre fazer o cabelo crescer, lavar a cabeça todo dia e outros temas, reunimos os 6 principais fatos e mitos sobre cabelos masculinos. Confira!

É possível “treinar” o cabelo para crescer em uma direção ou de alguma forma

Mito. Se o seu cabelo cresce em uma direção específica ou forma um ‘redemoinho” em alguma região, o motivo geralmente é o código genético, então não existe uma maneira de corrigir permanentemente esse padrão de crescimento. No entanto, você pode disfarçar algum ponto que te incomode com o corte de cabelo certo ou usando bons produtos para finalizar os fios depois do banho. Em muitos casos, só de alterar o comprimento do cabelo e passar usá-lo mais curto ou mais longo do que de costume já é suficiente para resolver o problema. Converse com seu cabeleireiro para encontrar as melhores opções para o seu caso.

249167-e-possivel-criar-varios-visuais-diferent-article_media_item-3.webp

Usar pomada modeladora deixa o cabelo sem volume

Depende. Se o seu objetivo é diminuir o volume do cabelo, há vários produtos e formas de aplicação para conseguir esse efeito. No entanto, se quiser outro acabamento, basta ajustar a finalização de acordo com o que deseja. “Você pode deixar os cabelos bagunçados, pode criar um moicano, colocar todos os fios para cima, ou seguir o estilo arrumadinho, tudo vai depender da preferência”, conta o hairstylist Célio Faria, embaixador L’Oréal Professionnel. “Para deixar o cabelo no lugar e impedir os fios de caírem nos olhos com acabamento mais leve, aposte na pomada Sculpte, da linha Homme” indica. “Já topetes estruturados pedem produtos como a pasta Clay, de L’Oréal Professionnel, que controla os fios e tem efeito matte”, afirma.

249764-conheca-a-verdade-sobre-6-fatos-e-mitos-article_media_item-3.webp

O cabelo e a barba podem ter cores e texturas diferentes

Verdade. O pelo da barba costuma ser mais grosso do que os do couro cabeludo, então podem ter um toque levemente mais áspero. Por isso, a ondulação dos fios pode variar de uma região para a outra. Também é comum observar a barba mais escura ou em uma tonalidade diferente do cabelo; um exemplo clássico é o cabelo castanho com barba ruiva ou cabelos loiros escuros com barba mais clara. O comprimento dos fios também pode fazer com que pareçam mais claros ou mais escuros, então se a diferença te incomodar é só visitar o barbeiro para realizar um bom corte.

249164-converse-com-seu-barbeiro-para-aprender-article_media_item-3.webp

Usar o cabelo comprido disfarça a calvície

Depende. Muitos homens que ganham “entradas” cedo ou observam uma falha maior na região da coroa da cabeça começam a deixar o cabelo crescer para tentar disfarçar esse quadro. Se você adotar uma franja, por exemplo, pode ser que ajude a dar a ilusão de um cabelo mais cheio, e usar o cabelo longo preso para trás realmente sobre falhas na parte de trás. Mas tirando esses casos, pode ser que o comprimento grande só deixe as entradas e a calvície mais evidentes. Na dúvida um corte mais curto é geralmente uma boa opção para dar mais uniformidade à aparência.

Homem precisa lavar o cabelo todo dia

Depende. Quem tem cabelo oleoso pode sentir necessidade de lavar a cabeça todos os dias para manter o equilíbrio da região. Por outro lado, quem tem cabelo seco pode preferir só usar shampoo duas ou três vezes por semana. Tudo vai depender das características dos fios de cada pessoa e de suas preferências pessoas, mas o uso do shampoo também pode influenciar bastante. Quando o couro cabeludo produz muita oleosidade, pode ser necessário usar um shampoo específico para diminuir essa produção de sebo. Com isso, pode não ser mais necessário lavar os fios com tanta frequência. Já no caso dos cabelos secos, uma fórmula antirressecamento é sempre uma boa pedida. Cabelos grisalhos também exigem um shampoo especial para estarem sempre brilhosos e com aparência saudável. Converse com seu cabeleireiro sobre as opções para encontrar o melhor produto.

249161-lavar-a-cabeca-todo-dia-nem-sempre-e-nec-article_media_item-3.webp

Raspar a cabeça faz o cabelo crescer mais rápido e mais grosso

Mito. A ideia de que raspar ou cortar o cabelo faz com que ele cresça mais rápido ou mais grosso é comum entre homens e mulheres, mas não é verdadeira. O ritmo de crescimento é determinado sobretudo pela genética e costuma variar entre 1 cm e 1,5 cm por mês. Raspar a cabeça não altera essa velocidade, só pode deixá-la mais evidente já que com os cabelos curtos qualquer mudança fica mais visível. Quanto à espessura, ela também é controlada pela natureza e não muda quando os fios são raspados. No entanto, o processo retira as pontas afinadas do cabelo, fazendo com que ele pareça mais grosso quando, na verdade, sua estrutura é a mesma. Cortar os fios tem um efeito parecido. Apesar de também não afetar diretamente esse ritmo, o hábito retira as pontas antigas e fracas, especialmente nos cabelos longos. Isso ajuda a diminuir a quebra, o que, a longo prazo, ajuda a obter um crescimento mais contínuo e saudável. Por isso, é importante visitar o barbeiro regularmente para manter o visual em dia.

249158-cortar-ou-raspar-o-cabelo-nao-deixa-o-fi-article_media_item-3

Inspirado por: Barbara Gonçalves– Segredos de Salão