28O cabelo com pontas duplas, visual opaco e caimento sem vida está enviando sinais claros de que precisa de uma boa hidratação. O ressecamento dos fios é uma das reclamações mais ouvidas nos salões de beleza, não só porque a aparência das madeixas entrega o estado de saúde da fibra capilar mas também porque um quadro agravado pode levar até à quebra e queda de cabelo. Realizar um tratamento no salão é a melhor maneira de solucionar o problema, mas os cuidados em casa também são essenciais para ajudar a melhorar o quadro. Reunimos algumas dicas para te ajudar a recuperar a beleza e o movimento dos fios. Confira!

Image 2

1 – USE UM SHAMPOO ADEQUADO ÀS NECESSIDADES DO SEU CABELO

O primeiro passo para o sucesso de qualquer tratamento é fazer a higienização corretamente, usando os produtos adequados às necessidades dos seus cabelos. Se os fios não estiverem limpos de verdade, a hidratação não vai conseguir penetrar adequadamente na fibra capilar. Quem tem o costume de usar muitos cremes e finalizadores pode precisar de uma limpeza mais efetiva para remover os restos de produto. “Esse acúmulo pode levar à problemas no couro cabeludo, causados pelo excesso de resíduos na região” conta o hairstylist e Artista Redken Claus Borges. Nesse caso, vale a pena usar um shampoo com fórmula de limpeza profunda primeiro para garantir que as madeixas estarão livres de resíduos para, em seguida, conseguir absorver melhor os benefícios do shampoo específico para a necessidade do seu fio.

Image 3

2 – APOSTE EM UM CONDICIONADOR COM ALTO PODER DE HIDRATAÇÃO

Com os cabelos limpos, é hora de começar a hidratação. Use um condicionador da mesma linha do shampoo, para potencializar os princípios ativos da fórmula, e distribua o produto por todo o comprimento e pontas, evitando o contato com a raiz. Quanto mais nutritiva for a composição, mais macio e brilhoso o cabelo ficará após o banho. Massageie cada mecha individualmente para ajudar a penetração do creme na fibra e evite contato com o couro cabeludo. Por fim, enxágue abundantemente.

Image 4

3 – RETIRE O EXCESSO DE ÁGUA DOS FIOS ANTES DE APLICAR A MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO

Depois de enxaguar muito bem o shampoo e o condicionador, os fios ficarão com água acumulada. Se você aplicar imediatamente a máscara nos cabelos, ela não será absorvida da mesma forma pela fibra capilar. Para garantir que cada fio absorva a potência máxima da fórmula, é importante retirar o excesso de água dos fios com uma toalha antes de aplicar o próximo produto. Com os cabelos apenas úmidos, a fórmula não será dissolvida e poderá oferecer resultados mais profundos e duradouros.

Image 5

4 – A MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO CAPILAR SERÁ SUA MAIOR ALIADA PARA TRATAR O RESSECAMENTO

Para um tratamento mais profundo, é importante incorporar uma máscara de hidratação no ritual de tratamento, de preferência da mesma coleção dos demais produtos e com alto poder nutritivo. Por ter uma textura mais densa, esse produto costuma precisar de alguns minutos para agir na fibra capilar. Por isso, após distribuir e massagear bem todo o comprimento e as pontas, repeite o tempo indicado na embalagem antes de enxaguar.

Image 6

5 – ENXÁGUE ABUNDANTEMENTE PARA ELIMINAR OS RESÍDUOS DE PRODUTO

Um detalhe que faz toda a diferença no tratamento é enxaguar abundantemente cada produto antes de partir para a etapa seguinte. Eliminar todos os resíduos do shampoo e condicionador facilita a absorção dos nutrientes da máscara pela fibra capilar, assim como enxaguar completamente a máscara antes de sair do banho é essencial para garantir maciez e leveza aos fios. A não ser que o produto venha com instruções na embalagem de que não necessita de enxágue, lembre-se de usar bastante água para removê-lo.

Image 7

6 – FINALIZE COM UM LEAVE-IN PARA DAR BRILHO AO CABELO

O último passo da hidratação capilar caseira é a aplicação de um finalizador. Os leave-in são produtos sem enxágue, desenvolvidos para selar o cabelo e prolongar a duração da maciez e do brilho nos fios. Aposte em um que tenha textura leve, para não pesar nos fios. Aplique somente no comprimento e pontas, distribuindo bem para não acumular excesso em nenhuma mecha, e evite contato com o couro cabeludo. Prossiga com a escovação, se preferir, ou deixe os fios secarem naturalmente.

Image 8

Publicado por: Barbara Gonçalves,
Fonte: http://www.segredosdesalao.com.br/noticia/6-dicas-para-fazer-um-hidratacao-profunda-em-casa_a15959/1