Acredite, o segredo para ter um cabelo bonito, saudável e brilhante está sempre nos cuidados que você tem com as suas madeixas. Independente do seu tipo de fio, seja ele cacheado, liso, colorido ou natural, existem alguns cuidados que são universais para manter os cabelos sempre com um aspecto saudável e bonito. Para te ajudar a tratar suas madeixas do jeito que elas merecem, separamos 5 dicas essenciais, que servem para todos os tipos de fio, para você cuidar dos seus cabelos. Confira!

1) UTILIZE OS PRODUTOS CERTOS PARA O SEU TIPO DE CABELO

Saber escolher os produtos de cabelo certos para seu tipo de fio é essencial para atender todas as necessidades das suas madeixas e proporcionar o tratamento certo. Utilizar cosméticos próprios para seu tipo de cabelo vai deixá-lo mais saudável e bonito. Se seu cabelo é colorido, por exemplo, use shampoo e condicionador específicos para essa característica, como os da linha Vitamino Color AOX , para prolongar a duração da coloração, combatendo o desbotamento e a oxidação da cor além de promover uma nutrição profunda para evitar o ressecamento dos fios.
Para escolher o produto ideal, é muito importante conhecer seus cabelos e saber qual é o seu tipo de fio para, então, escolher fórmulas que possuam as propriedades e ação que seus cabelos precisam. Caso você não saiba em qual categoria seus fios se encaixam, é importante procurar um profissional para conseguir um diagnóstico capilar. Ele vai saber interpretar as características de seus fios e identificar quais são as necessidades da fibra capilar para recomendar os melhores produtos para cuidar das suas madeixas.
235892-utilizar-produtos-especificos-para-seu-t-article_media_item-1

2) FAÇA TRATAMENTOS NO SALÃO DE BELEZA

Independente do seu tipo de cabelo, todos os fios precisam de tratamentos especiais para se manterem sempre bonitos e saudáveis. Nada melhor do que fazer um procedimento profissional de alto impacto para promover uma revitalização total dos fios. No salão de beleza existem opções de tratamentos personalizados para todos os tipos de cabelo, desde os coloridos até os naturais.
Os procedimentos feitos no salão também podem adaptados para suprir todas as necessidades das suas madeixas. Você pode apostar em um tratamento para prolongar a cor, acentuar o brilho dos fios, combater o ressecamento e até para deixar os fios mais alinhados. Assim, o processo personalizado vai combinar produtos para garantir um resultado imediato e duradouro para deixar seus cabelos saudáveis, sedosos e brilhantes. Nossa dica é realizar o procedimento uma vez ao mês para fazer a manutenção da saúde das madeixas.
236544-e-importante-realizar-procedimentos-no-s-article_media_item-3

3) FAÇA UM DETOX DE FERRAMENTAS DE CALOR

Por mais que seja maravilhoso sair de casa com o ondulado perfeito feito com babyliss ou cabelos com o liso impecável da chapinha, o abuso das ferramentas de calor é extremamente prejudicial para os fios. Qualquer tipo de cabelo corre o risco de ficar ressecado com o uso exagerado de secador, chapinha e babyliss, por isso é interessante alternar o uso desses utensílios com penteados e estilizações que não utilizem esse tipo de equipamento. “Secar o cabelo não é proibido, mas a gente sempre ressalta a importância da proteção. Usar um protetor térmico é fundamental para ter um cabelo saudável e bonito”, afirma o ID Artist, Fred Silveira.
Por isso, invista na textura natural dos seus cabelos para inovar no visual enquanto contribui para a saúde de seus fios. Você pode apostar em produtos de styling que realçam o formato dos fios ou atribuem finalizações sem precisar de ferramentas de calor. Não esqueça de aplicar um bom leave-in com proteção térmica sempre que for secar as madeixas com o secador ou modelar os fios com chapinha e babyliss. O leave-in Vitamino Color AOX 10 em 1, de L’Oréal Professionnel, é perfeito para blindar os fios da ação do calor e ainda proporciona vários benefícios para os cabelos, entre eles o controle do frizz, fortalecimento dos fios, realce do brilho, proteção da cor e selagem das pontas duplas.
235900-de-uma-folga-as-ferramentas-de-calor-e-a-article_media_item-1

4) APARE OS FIOS COM FREQUÊNCIA PARA EVITAR PONTAS DUPLAS

Mesmo que você esteja querendo deixar os cabelos crescerem, aparar as pontinhas é essencial para manter os cabelos saudáveis e evitar o aparecimento das temidas pontas duplas. Engana-se quem pensa que cortar as pontas pode atrapalhar o crescimento dos fios, o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz, é o que determina o quanto os cabelos crescem e não as pontas. Por isso, procure ir ao salão de beleza para aparar o cabelo a cada 3 meses e evitar que as pontas duplas surjam e prejudiquem a aparência de seus fios.
236552-apare-os-cabelos-a-cada-3-meses-para-evi-article_media_item-3

5) PROTEJA OS CABELOS DO SOL

Proteger os cabelos do calor do sol e da ação dos raios Ultravioleta deve ser uma unanimidade entre todos os tipos de cabelo, principalmente no verão. Quando expostos ao sol sem proteção solar, os fios tendem a perder água e podem acabar ficando ressecados. Além disso, a ação solar também pode afetar a cor dos cabelos coloridos, ocasionando a oxidação do tom e o desbotamento dos fios. Por isso, é essencial aplicar um bom leave-in com proteção UV antes de sair de casa para blindar os cabelos e manter a hidratação dentro da fibra capilar. O leave-in Solar Sublime, de L’Oréal Professionnel , é perfeito para proteger os fios da exposição solar pois sua fórmula absorve e bloqueia os raios UV com a ação do ativo Mexoryl S.O.
O couro cabeludo também pode sofrer alguns danos, como irritação e queimaduras, se for excessivamente exposto aos raios solares. Por isso, é importante utilizar alguns acessórios que cubram a cabeça sempre que for expor a região ao sol muito forte, em situações como na praia ou piscina. Para evitar prejudicar o couro cabeludo, aposte em chapéus, bonés e lenços para proteger a área e complementar o look.
236548-proteja-os-cabelos-e-o-couro-cabeludo-da-article_media_item-3
Inspirado por: Fernanda Oliveira – Segredos de Salão