Ao fazer penteados para cabelo fino sozinha em casa, pode ser um desafio conseguir um efeito encorpado nos fios e evitar que o modelo desmanche após algumas horas (ou até minutos). No entanto, ainda que você não tenha a expertise de um cabeleireiro, é possível reproduzir alguns truques dos profissionais em casa na hora de fazer um styling diferentes nas madeixas. Se você está em busca de maneiras de valorizar os penteados para cabelos finos e quer saber como fazer o styling durar mais tempo sem perder a delicadeza e a naturalidade, confira as 4 dicas que separamos sobre o assunto!

1) Eriçar o cabelo é uma boa maneira de dar volume ao penteado

Um volume extra na parte de trás do cabelo semipreso ou na região da coroa da cabeça na hora de fazer um coque pode transformar totalmente o visual dos cabelos finos. O truque favorito dos cabeleireiros para conseguir esse efeito é eriçar os fios nessa região. A técnica é bem simples: segure uma mecha de cabelo pela ponta e use um pente fino para pentear os fios de baixo para cima, no sentido contrário do crescimento. Isso vai ajudar a criar volume na região da raiz. Para dar acabamento, penteie levemente a mecha por cima ou então cubra a mecha eriçada com uma outra por cima e conseguir um acabamento mais encorpado. Borrife um spray fixador como Quick Tease 15, de Redken, para dar mais firmeza ao look. “Ele é remodelável, então é o spray perfeito para construção de penteados, você já vai fixando conforme vai montando”, conta o hairstylist e Artista Redken Daniel Saphiro.
252116-ericar-o-cabelo-para-dar-volume-ao-pente-article_media_item-2

2) Crie uma textura ondulada no cabelo antes de começar o penteado

O cabelo fino e liso é o que tem menos volume, então criar ondas nos fios antes de começar o penteado é um bom truque para já garantir um acabamento diferenciado. Quando ganham ondulações, as mechas “ocupam” mais espaço e não ficam todas tão próximas e alinhadas, então acabam deixando o cabelo todo mais encorpado, o que torna os coques, os rabos de cavalo, as tranças e os penteados semipresos ainda mais bonitos. Não é preciso fazer ondas muito certinhas; o objetivo é só dar movimento e corpo às madeixas.

Para recriar o visual em casa, comece aplicando um protetor térmico como Iron Shape 11, de Redken, que também confere mais fixação para a textura. “Ele tem termoproteção até 230°C e efeito memória, que faz com que a forma criada dure a festa toda”, afirma Daniel. Em seguida, use um babyliss largo para fazer ondas desde a raiz até as pontas. Trabalhe com mechas finas e segure o babyliss no lugar por alguns segundos antes de soltar cada onda. Espere o cabelo esfriar totalmente e jogue-o todo para a frente, usando os dedos para desconstruir um pouco a textura. Por fim, é só prender as madeixas como preferir, lembrando de não esticar demais os fios para aproveitar ao máximo o novo volume que foi conquistado.
2

3) Puxar as mechas com as mãos é um truque de expert para finalizar o penteado

Seja na hora de fazer trança no cabelo, de prender um rabo de cavalo ou ao torcer algumas mechas para incorporar ao penteado, quem tem cabelo fino pode ficar com medo de o resultado ficar muito murcho e sem movimento. Para lidar com isso, uma dica de expert é puxar algumas mechas com os dedos para que fiquem mais elevadas ou encorpadas. É o caso, por exemplo, da trança panqueca, em que a pessoa puxa delicadamente cada gomo para deixar o acabamento mais cheio e bonito, mesmo com poucos fios. O segredo é fazer movimentos leves, manuseando com calma para não acabar soltando a mecha toda do penteado. Depois, finalize com um spray como Forceful 23, de Redken, que tem fixação forte e não deixa os fios rígidos. “Ele vai conferir até 72h de efeito antifrizz e de penteado arrumado, estruturado”, afirma Daniel.
252122-puxar-levemente-as-mechas-para-fora-e-um-article_media_item-3

4) Use shampoo seco na raiz para aumentar o volume

Aproveitar um mesmo produto para mais de uma função é a melhor maneira de manter o kit de beleza prático e versátil, e um item fundamental no arsenal de quem tem cabelo fino é o shampoo seco. Além de absorver a oleosidade – que se espalha mais facilmente pelos fios finos -, ele ainda dá volume à raiz do cabelo em poucos segundos. Nossa dica é o Pillow Proof Blow Dry Two Day Extender, de Redken, que não deixa resíduos esbranquiçados nos fios, tem longa durabilidade e ainda confere um efeito matte e natural. É só borrifar diretamente no couro cabeludo, concentrando nas regiões em que gostaria de um efeito mais marcado como a área logo acima da testa ou a coroa da cabeça, na parte de trás. O acabamento tem boa durabilidade e valoriza qualquer tipo de styling.
252131-usar-o-shampoo-seco-para-dar-mais-volume-article_media_item-2
Inspirado por: Barbara Gonçalves – Segredos de Salão