O cabelo frágil geralmente também tem tendência à queda devido a diferentes causas, como excesso de alisamento, coloração ou descoloração, um desequilíbrio hormonal ou até uso frequente de chapinha sem protetor térmico. Seja qual for o motivo, alguns penteados que fazem muita tração no couro cabeludo podem acelerar o processo de queda e quebra do cabelo, então devem ser evitados por quem tem madeixas menos resistentes. Veja que modelos de penteados as donas desse tipo de fio devem evitar e as principais dicas para ajudar a cuidar dos cabelos da forma certa e conseguir um visual mais encorpado e saudável das madeixas!

Rabo de cavalo ou coque esticado podem provocar entradas

De uma forma geral, os penteados que fazem mais tração no couro cabeludo são os que mais estimulam a queda dos fios porque puxam eles com muita força. É o caso de modelos “esticados” como o rabo de cavalo alto e o coque alto. Quanto mais apertado for o styling, mais ele vai puxar os fios para fora do couro cabeludo, e se a fibra não estiver forte o bastante, pode rapidamente levar à queda. Você pode usar o penteado para casamentos, formaturas ou outros eventos pontuais, mas se ele fizer parte da sua rotina pode provocar “entradas” e falhas no couro cabeludo. Prefira modelos mais frouxos e que sejam mais gentis com a pele da região para reduzir as chances de queda ou quebra.

penteados-de-noiva-com-coques-rosquinha-1

As tranças boxeadoras não são indicadas para quem sofre com queda de cabelo

As tranças boxeadoras, também conhecidas como boxer braids, são um penteado super moderno e estiloso, mas também devem ser evitadas por quem está lutando contra a queda dos fios. Esse tipo de styling geralmente é bem apertado para dar um toque esportivo e urbano ao visual, o que cria uma tração forte no couro cabeludo. Algumas pessoas sentem até dor de cabeça ao usar o penteado por tempo prolongado, porque a trança puxa os fios desde o alto da cabeça até a nuca. Por isso, se você tem cabelos sensibilizados, é bom optar por outro tipo de penteado com trança, como a espinha de peixe, que é mais frouxa e despojada.

boxerbraids2

Evite usar box braids se quiser fortalecer o cabelo

As box braids e outras traças presas à raiz são muito usadas por meninas de cabelo cacheado ou crespo que estão em transição capilar ou querem variar o visual sem ter que retocar a escova ou a finalização com frequência. Apesar de super estilosas, elas criam tração no couro cabeludo porque pesam sobre os fios naturais, o que pode levar a uma queda mais acentuada. Por isso, os experts recomendam não usar esse tipo de trança por tempo prolongado, e sempre intercalá-las com tratamentos fortalecedores para preservar a saúde das madeixas.

dbd9f56a8d1aa95441937ba023308876

Inspirado por: Barbara Gonçalves – Segredos de Salão